Minha 

MENTE 

NOVA

Hipnose Clínica e Reprogramação Mental

Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira

 

O que é a Reprogramação Mental

 

 

what-if-consciousness-is-not-what-drives-the-human-mind-307159.jpg

Para você se beneficiar do poder terapêutico da "reprogramação mental" é importante compreender bem este conceito: de que estamos falando quando dizemos "reprogramação mental"?

 

As palavras "programação" e "reprogramação" estão muito associadas, em nossa linguagem comum, ao campo da informática e da computação. Isso pode gerar alguma confusão, ao fazer-nos pensar que a mente humana se reduz a uma simples memória digital, onde os dados e programas são instalados, desinstalados e reinstalados ao nosso bel prazer.

 

A mente humana é muito mais complexa do que qualquer sistema digital, embora sirva de inspiração para a construção de diversos projetos de "inteligência artificial" que, no entanto, sempre ficarão aquém da complexidade da mente humana.

 

A mente humana, com efeito, envolve não apenas simples "memórias" ou meros "programas" a serem executados, mas também sentimentos, crenças, valores, sentido e significado, vontade e desejo, sonhos, projetos, liberdade, transcendência ... enfim, tudo aquilo que é tipicamente humano.

 

Então, é importante que você compreenda, desde já, que a "reprogramação mental" não é uma espécie de simples "substituição" de dados em nossa mente, assim como fazemos na memória dos nossos computadores ou smartphones: em nossa mente, não podemos simplesmente "deletar" algumas informações e colocar no lugar outras informações. Mais do que isso, é preciso dar um novo sentido e significado ao conteúdo da nossa "morada interior" que é a nossa mente.

 

A "programação", a "deprogramação" e a "reprogramação" da nossa mente são processos naturais, que ocorrem constantemente.

 

A mente humana é a mais flexível e versátil de todas as nossas estruturas orgânicas: ela se molda facilmente a tudo o que encontra pela frente. Novas conexões sinápticas e novas trilhas neurais são criadas a cada momento. Nós podemos construir-desconstruir-reconstruir elementos e estruturas mentais a todo instante.

 

A leitura deste texto, neste exato momento, está "reprogramando" a sua mente, trazendo-lhe novas ideias, novos conceitos, gerando pensamentos novos, criando novos modos de enxergar e compreender a realidade. Neste exato momento, sua mente está sendo "reprogramada", de forma espontânea e totalmente natural.

Toda nova aprendizagem, todo novo conhecimento, todo novo hábito adquirido, todo novo comportamento adotado, toda mudança e transformação que vivenciamos fazem parte do processo natural de programação, desprogramação e reprogramação da nossa mente.

 

O nosso modo de ver a vida, os nossos padrões de comportamento, os nossos padrões de pensamento, as nossas crenças e convicções, os nossos valores e critérios de julgamento, os nossos pontos de vista bem arraigados, as nossas manifestações emocionais... etc... também são "programações mentais" que um dia nós aprendemos. 

 

Não nascemos com elas, elas foram lentamente adquiridas ao longo da nossa "história de vida", por meio de todas as "experiências" e "vivências" que fazem parte da nossa biografia. Pouco a pouco, nossa mente foi se moldando!

Brain-Digital-Freepik-kjpargeter-5960-1597x1331.jpg

Porém, à medida que vamos tomando mais consciência da nossa vida, percebemos que algumas dessas "programações mentais" podem estar atrapalhando e mesmo impedindo o nosso pleno desenvolvimento e crescimento como pessoas.

 

Percebemos que não estamos vivendo bem e felizes como gostaríamos, porque algo dentro de nós atrapalha os nossos passos e nos impede de seguir adiante.

 

Sentimos que precisamos mudar, mas nos vemos como que amarrados aos nossos "velhos esquemas mentais", que nos impedem de pensar e fazer as coisas de uma forma renovada, original, diferente, criativa e inovadora. Parecemos presos ao nosso passado, como se a vida presente e o futuro tivessem que ser simples repetição do que se foi, apenas "mais do mesmo", sem nenhuma possibilidade de fazer diferente e de fazer a diferença.

WIP-Draft-of-the-Prison-of-the-Mind-by-Blacksmiley.jpg

Também as experiências de sofrimento, os traumas, os reveses da vida podem instalar em nós "programações mentais" que carregamos nas costas ao longo de nossa vida, como uma pesada bagagem mental cheia de "negatividade".

 

E chega um momento em que nos sentimos paralisados e impedidos de seguir em frente.

 

Vícios, atitudes destrutivas e comportamentos inadequados também são "programações mentais negativas" que prejudicam nossa caminhada na vida e nos impedem de sermos pessoas mais felizes e realizadas.

 

É nessa hora que é preciso, com todo empenho e cuidado, iniciar o processo da nossa "reprogramação mental", para substituir as "programações negativas" (limitadoras e enfraquecedoras) por "novas programações", muito mais construtivas, positivas e fortalecedoras.

 

Não precisamos viver como prisioneiros em nossa própria mente, como se as nossas "programações mentais atuais" fossem um destino definitivo, imutável e irrenunciável: a reprogramação mental é um caminho de liberdade, uma possibilidade de mudar de direção e de seguir para metas e objetivos de vida mais gratificantes.

É nisso que consiste o nosso trabalho: ajudar você a perceber suas "programações mentais negativas e limitadoras" e substituí-las por programações muito mais positivas, fortalecedoras e saudáveis.

 

Como técnica terapêutica, a reprogramação mental está apoiada nas mais sólidas conquistas das ciências da mente humana (incluindo os saberes da Psicologia, das Neurociências, das Ciências Cognitivas e da Filosofia). Dessa forma, não há em sua base nenhuma orientação ou tendência ideológica ou paracientífica. Assim, tal abordagem terapêutica não entra em conflito com nenhum posicionamento religioso ou ideológico, de tal forma que qualquer pessoa, independentemente de suas crenças e filosofias de vida, pode aproveitar os benefícios trazidos pela reprogramação mental.

 

Além disso, em nosso trabalho terapêutico, contamos com as técnicas da Hipnose Clínica, que ajudam a acessar camadas mais profundas da mente inconsciente, a fim de identificar as raízes das programções mentais a serem "reprogramadas". Isso garante a você um trabalho de transformação pessoal realmente eficaz, profundo e de resultados duradouros.

 

Nossas publicações, nossos eventos de formação e nossos programas de atendimento personalizado têm por objetivo levar a você o conhecimento e a vivência terapêutica para você reprogramar a sua mente e tornar-se a pessoa realizada e feliz que você merece e quer ser.

 

Entre em contato conosco e agende um momento de atendimento presencial em nosso consultório, em Curitiba. Se preferir, você também pode agendar um atendimento online, com toda a privacidade e comodidade, a fim de aproveitar o poder da reprogramação mental para o seu crescimento pessoal.